Participantes Ativos

As suas contribuições para o Plano de Aposentadoria da MBPrev, descontadas via folha de pagamento, estão descritas no campo ’03 – Contribuição à Previdência Privada’ do Informe de Rendimentos disponibilizado por sua Patrocinadora. Caso tenha realizado Contribuição Esporádica, através do boleto bancário ou pix, a informação está descrita no campo ’03 – Contribuição à Previdência Privada’ do Informe de Rendimentos da MBPrev que deverá ser consultado na área restrita do participante (site). Acesse com seu login e senha. Clique aqui para verificar o passo a passo de como baixar o Informe da MBPrev.

Se você realizou contribuição via folha de pagamento e via contribuição esporádica (direto para a MBPrev), é necessário somar os dois valores (Informe Patrocinadora e Informe MBPrev) para realizar a declaração.

Participantes Autopatrocinados

As suas contribuições realizadas via boleto bancário, débito em conta ou pix, diretas para MBPrev, estão descritas no campo ’03 – Contribuição à Previdência Privada’ do Informe de Rendimentos da MBPrev que poderá ser consultado na área restrita do participante (site). Acesse com seu login e senha.

O seu Informe de Rendimentos apresentará

Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto sobre a Renda Retido na Fonte Valor
3.Contribuições a entidades de previdência complementar e a fundos de aposentadoria programa individual (FAPI) R$ xxx,xx

Como declarar

  • 1
    Acesse a sua Declaração de Ajuste Anual (Programa RFB disponibilizado pela Receita Federal)

  • 2
    Acesse o menu “Pagamentos Efetuados” e selecione a opção “Novo”

  • 3
    No campo Código, escolha a opção “36 – Previdência complementar”

  • 4
    Indique que as despesas com o Plano de Aposentadoria da MBPrev são do titular

  • 5
    Preencha os dados solicitados e confirme

Benefício Fiscal

Se você utiliza o modelo completo da declaração de ajuste anual, além de incrementar o seu saldo, todas as contribuições efetuadas por você (básica, voluntária mensal, voluntária sobre PLR e esporádica) podem ser utilizados como incentivo fiscal, podendo ser deduzidos, em até 12% de sua renda bruta anual tributável.
Verifique se no ano anterior você se enquadrou em outras situações (Resgate, Portabilidade, etc.) e siga os procedimentos indicados.