Carteira MBPrev frente ao Cenário Econômico

Prezado Participante,

Este mês de março foi marcado pela falta de previsibilidade que o mercado tem quanto à economia devido ao surto do coronavírus. É certo que a economia mundial está sendo afetada e isso já está sendo mostrado nas revisões das projeções do PIB, tanto local e global. Enquanto não há medicamentos ou vacina disponíveis, a única alternativa para evitar o contágio é a prevenção, ou seja, o isolamento e higiene. O que se busca entender é até quando o mundo viverá essa pandemia e principalmente quanto a economia será afetada. Desde de meados de fevereiro, está muito difícil identificar o tamanho do impacto econômico, fazendo com que haja uma maior aversão ao risco, deixando o mercado extremamente disfuncional e volátil.

A bolsa brasileira foi um dos principais índices afetados. O IBrX ficou negativo em 30,09% apenas em março, acumulando no ano um resultado negativo de 36,64%. Na renda fixa não foi diferente, os resultados também ficaram negativos, principalmente os papeis com vencimentos mais longos.

Em meio a este cenário, tivemos uma guerra de preços iniciada pela a Arábia Saudita contra a Rússia, uma guerra entre gigantes, com muito poder financeiro para conseguirem mantê-la pelo tempo que desejarem, afetando preços mundialmente e incluindo o risco de uma recessão global na lista de preocupações dos investidores.

Frente a tantas incertezas, a MBPrev, os bancos gestores dos nossos recursos e nossa consultoria de investimentos buscaram maior proteção de patrimônio a partir de meados de março. Na renda fixa do perfil conservador, nós saímos das posições que têm tido maior oscilação neste cenário, ficando em posições que não devem sofrer tanto. Já no perfil moderado, na renda variável, nós diminuímos exposição à variação do IBrX, aumentando na estratégia de dividendos, que ainda que sofra oscilações do mercado, são posições mais defensivas em situações como a atual.

É sempre importante lembrar que investimentos em previdência têm horizonte de longo prazo, situações inesperadas podem impactar o mercado como um todo, mas dentro de um horizonte maior de tempo, a tendência é que os mercados se recuperem através de resultados compatíveis com o perfil de risco. Só não é possível prever se será em passos mais lentos ou em passos largos. O momento agora exige muita cautela e não é recomendável movimentos abruptos nas estratégias de investimentos.

Em nosso site, nós continuamos mantendo vocês atualizados com os informes econômicos, explicando o que tem acontecido no Brasil e no mundo e como estes fatos afetam nossos resultados. Apesar das adversidades, nós continuamos perto de todos vocês, agora pelos meios de comunicação eletrônicos já usuais.

 

MBPREV

CONTE COM A GENTE PARA CONSTRUIR A MELHOR FASE DA SUA VIDA!


Imprimir  

MBPrev

Contato

Fale conosco

Área restrita do participante

(11) 91250-9556 | (11) 97558-3064 | (11) 4173-0607 | (11) 4173-6776

Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 08:30 às 16:30